APRESENTAÇÃO
Pretende-se com este projeto incentivar, despertar no nosso alunato o gosto e o prazer pela leitura. Seja ela informativa, noticiário sobre culinária, esportes, literatura clássica, contos, fábulas, lendas ou outro gênero. O importante é ler... Ler e entender o que se lê.
Na tentativa de alcançar os objetivos propostos lançaremos mão de todos os recursos didáticos e humanos disponíveis, como literatura de cordel, textos diversificados, cartazes, panfletos, jornais, revistas, causos, contos, lendas, parlendas, fábulas, filmes legendados, livros didáticos, etc. Outros recursos importantes serão usados como a rotina contendo a hora do conto; a escolha de um livro para leitura em família; banca de troca de livros entre colegas; campanha para a arrecadação de livros novos e usados; encenação de peças teatrais e a confecção de livros ou mini-livros pelos alunos e apresentação dos mesmos à comunidade local.
JUSTIFICATIVA
Percebe-se a necessidade de despertar em nossos educandos o gosto pela leitura. Pois além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado escolar, levando o indivíduo a melhorar não só a leitura, como a escrita, o raciocínio, a criatividade e consequentemente sua expressividade.
OBJETIVO GERAL
Despertar o gosto e o prazer pela leitura nas suas mais variadas formas como um meio de crescimento e aprendizado que cada individuo pode, deve cultivar e disseminar, como um bem ao próximo e a si mesmo. Valorizando a cultura, os princípios éticos, morais e sociais, os quais, visam a mudança e o exercício da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Colaborar para a formação de cidadãos conscientes, éticos com visão de mundo e voltados aos valores humanos;
· Conscientizar sobre a importância do respeito às pessoas;
· Conduzir o educando a ser multiplicador do gosto por leitura;
· Inspirar o aluno a refletir sobre a importância da leitura na sua vida;
· Valorizar as diversas modalidades de leitura;
· Propor desafios que incitem os alunos a exercitarem seus conhecimentos sobre o tema em discussão;
· Promover discussões sobre os diferentes gêneros literários;
· Compreender que a leitura se encontra completamente inserida no nosso dia-a-dia;
· Estimular o amadurecimento do indivíduo para uma tomada de consciência;
· Transcender as disciplinas para criar interação com o contexto social em que vivemos;
· Identificar a leitura como fator enriquecedor para o aprendizado;
· Assimilar noções básicas de cidadania e preservação da vida e do meio ambiente;
· Compreender que a leitura é: locomoção, comunicação, convivência, imaginação e socialização.
CONTEÚDOS
Leitura de diversos gêneros literários;
Literatura Infantil ( contos, lendas, parlendas...)
Literatura Infanto-juvenil (contos, fábulas, romances, aventuras...)
Literatura Clássica;
Antologias poéticas;
Textos diversos como:
-anúncios;
- notícias;
-informativos;
-propagandas;
-piadas;
-travas-línguas
-jornais;
-revistas;
-panfletos;
-versículos bíblicos;
-mensagens...
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Incentivo à leitura através de:
Aulas dialogadas;
Leituras seqüenciadas
Leituras compartilhadas
Leituras encenadas
Hora da leitura;
Hora do conto;
Hora do reconto;
Leitura de músicas ( hora do canto)
Literatura de cordel;
Composição e declamação de poesias
Ilustração de textos
Representação corporal de textos;
Exposição de diversos textos e/ou livros no pátio da escola;
Visitas à biblioteca;
Dramatização de livros literários;
Confecção de mini livros e exposição dos mesmos;
Confecção de cartazes sobre leitura.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES:
- Elaboração do Projeto de Leitura. (Julho-2008)
- Inclusão do Projeto nos planejamentos anual e semanal enfatizando a interdisciplinaridade, o resgate de valores e incentivar o hábito da leitura. (Janeiro - 2008)
- Divulgação do Projeto aos alunos, pais e comunidade. (Fevereiro - 2008)
- Início e execução do Projeto com os educandos, pais e comunidade através de textos, músicas, gráficos, vídeos, palestras, aulas de campo, paródias e informativos. (De Março a Outubro - 2008)
- Confecção de cartazes, jornal mural, produção de textos, re-contos, contos, caminhada em prol da leitura, dramatizações de textos , testemunhos...E encerramento do projeto. (Novembro - 2008)
AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica, contínua e flexiva, observando a assiduidade, o interesse, o envolvimento e participação do educando, bem como sua aquisição de conhecimentos acadêmicos, sua desenvoltura, sua oralidade, entonação e pontuação. Não só na leitura, mas também na escrita.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Fernando José de:Projetos e ambientes inovadores. Brasília, Ministério da Educação, Seed, 2000.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: Teoria e Prática, 8ª edição, Campinas, São Paulo: Pontes, 2001.
ARAÚJO, Ulisses Ferreira de: Temas Transversais e a estratégia de projetos. São Paulo, Moderna, 2003.
YUS, R. Temas transversais. São Paulo. Artes Médicas, 1998.
BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética., Brasília, MEC/SEF, 1997
BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais:Como trabalhar a leitura., Brasília, MEC/SEF, 1997
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