quinta-feira, 2 de julho de 2009

EDUCAÇÃO PARA A VIDA: SAIBA IR PARA PODER VOLTAR

APRESENTAÇÃO

O Projeto “Educação para a vida: saiba ir para poder voltar”, tem por finalidade atender aos alunos da segunda fase do Ensino Fundamental e à comunidade trombense a fim de que todos venham aprimorar seus conhecimentos sobre a sinalização e legislação de trânsito, bem como melhorar a interação educação/comunidade/escola, refletindo positivamente no processo ensino-aprendizagem.
Este projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar e na transversalidade, a conscientização dos educandos quanto aos principais problemas no trânsito, preparando-os para viver a sua realidade. Mostrando a Escola como formadora e transmissora de valores de uma maneira sadia, capaz de tornar os alunos sujeitos na construção de seu conhecimento, utilizando uma visão humanística e voltada ao exercício da cidadania.

PROBLEMÁTICA
Como transmitir aos educandos e à comunidade noções básicas sobre o trânsito?

JUSTIFICATIVA

Quando se fala em trânsito, devemos nos lembrar que esta história de transitar começou bem antes da descoberta de nosso país pelos navegantes portugueses. Pois, aqui, já existiam povos indígenas que transitavam desbravando o território brasileiro. Daí a necessidade de conscientização para os desafios da educação para o trânsito, uma vez que, os veículos e a necessidade de se locomover com agilidade têm multiplicado de forma expressivamente estrondosa.
Embora várias ações educativas tenham sido formuladas em 1949, estas eram muito centralizadas, ou seja, voltadas apenas para uma determinada região. Somente após cerca de uma década (na década de 60) foi que entrou em vigor o Código Nacional de Trânsito, o qual fora criado em 1941. A partir da vigoração deste código de trânsito nas décadas de 70 e 80 foram executadas ações nacionais de Educação para o Trânsito, baseados em princípios morais, com distribuição de materiais educativos para pedestres, passageiros, motoqueiros, e ciclistas, porém as normas eram trabalhadas sem conduzir o cidadão à reflexão.
Desde 1997, houve a consolidação dos PCN’s apontando metas de qualidade que ajudam o aluno a enfrentar o mundo atual, como cidadão participativo,reflexivo e autônomo conhecedor de seus direitos e deveres e da instituição da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO – definindo que a educação para o trânsito é direito de todos e dever dos componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
Põem o que ocorre é que temas voltados para a Educação para o Trânsito, geralmente são discutidos somente na Semana Nacional do Trânsito, não havendo assim, uma transversalidade de abrangência social e nacional. Com a execução deste projeto, propomos que temas sobre valores, cidadania, ética, direitos, deveres e dignidade da pessoa humana serão trabalhados na transversalidade de modo contínuo, proporcionando desafios e reflexões, que nos levarão a compreender, juntamente aos nossos alunos, a importância da valorização à vida e ao meio ambiente.
Com todos estes reconhecimentos será refletido que transitar é: locomover, viver, comunicar, socializar, respeitar. Afinal, viver em sociedade requer uma grande dose de organização, pois, é cada vez maior o número de pessoas que dividem um mesmo espaço que não se amplia. Portanto, o respeito mútuo e a colaboração precisam ser resgatados para assegurar um bom convívio social.
Após estudos no Curso de Professores Multiplicadores de Educação para o Trânsito e de reflexão acerca da realidade do trânsito em Trombas, percebemos a necessidade de levar crianças, jovens e pais a conhecerem (melhor) as leis e a sinalização de trânsito, aprender a respeitá-las e obedecê-las, desde a infância e/ou juventude e a compartilhar a sua evolução ao espaço habitacional, se faz necessário e essencial ao indivíduo. Mas principalmente promover a humanização no trânsito.
Segundo o mestre em educação e doutor em psicologia educacional Paulo Afonso Caruso Ronca, em entrevista à revista Detrânsito-PR, faz-se necessário investir na formação de cidadãos com valores éticos e morais como uma das soluções para reduzir os índices de acidentes de trânsito no Brasil. Para ele personalidades seguras e bem formadas são as que entendem e vivem o respeito aos outros e às leis, o que interfere diretamente na maneira de transitar.
Visando esta conscientização percebe-se a necessidade da elaboração e execução de um projeto que instrua, informe e conscientize educadores, educandos e comunidade acerca deste assunto.As estatísticas nos mostram que a imprudência no trânsito mata no Brasil, de 45 a 60 mil pessoas por ano no local do acidente ou até 30 dias. E mais de 375 mil pessoas são feridas todos os anos. O trânsito mata mais que as doenças cardiovasculares. Quanto mais cedo informarmos nossa juventude, melhores resultados obterão na prevenção e combate às pequenas, médias e graves infrações cometidas no trânsito.

OBJETIVO GERAL

Promovera integração de conteúdos que abordem a educação para o trânsito, trabalhando a transversalidade e conscientizando educandos e comunidade que, a educação de um povo se julga pelo comportamento que demonstra não só em casa, mas principalmente fora dela, instigando a valorização da cultura, dos princípios éticos, morais e sociais. Os quais visam a mudança e o exercício da cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Colaborar para a formação de cidadãos éticos com visão de mundo e voltados aos valores humanos;
- Conscientizar-se sobre a importância do respeito ao próximo;
- Conduzir o aluno a ser multiplicador da educação para o trânsito;
- Inspirar o educando a refletir sobre a importância de sua existência;
- Valorizar a vida nas mais variadas formas;
- Propor desafios que incitem os alunos a exercitarem seus conhecimentos sobre o tema proposto;
- Promover discussões sobre os direitos de uma circulação segura;
- Compreender que transitar é conviver e que o trânsito se encontra completamente inserido no nosso dia-a-dia;
- Estimular o amadurecimento do indivíduo para uma tomada de consciência, onde, ele seja responsável pelas conseqüências de seus atos ao transitar;
- Preparar o aluno para viver a sua realidade e a dos grandes centros, adaptando-o a uma nova e concreta situação;
- Transcender as disciplinas promovendo a interação com os conteúdos e o contexto social em que vivemos;
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Assimilar noções básicas de cidadania e preservação ambiental da vida e do meio ambiente;
- Facilitar a compreensão de que trânsito é: locomoção, comunicação, convivência, respeito, socialização e amor ao próximo;
- Fortalecer parcerias com a Polícia Militar, CIRETRAN e o poder público municipal.

CONTEÚDOS
1.Noções básicas de Legislação de Trânsito.
2.Noções básicas de Direção Defensiva.
3.Noções básicas de Sinalização de Trânsito.
4.Respeito à vida e ao próximo.
5.Cidadania e meio ambiente.
6.Classificação das placas de sinalização em:
-Placas de advertência
-Placas de regulamentação
-Placas de indicação
-Placas educativas
7.Classificação das vias em:
Urbanas:-Local (30km/h)
-Coletora (40km/h)
-Arterial(60hm/h)
-Via de trânsito rápido (80km/h)
Rurais: -Rodovias
*110km/h, para automóveis e camionetas;
*90km/h, para ônibus e microônibus;
*80km/h, para os demais veículos.
-Estradas (60km/h)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

- Aulas dirigidas dialogadas
- Palestras
- Estudo de textos
- Produção de textos
- Exposição de textos
- Músicas – clips
- Composição de paródias
- Pesquisas bibliográficas
- Teatro
- Caminhada em favor da paz no trânsito
- Distribuição de panfletos educativos
- Poesias
- Aula de campo
- Faixas de conscientização à comunidade
- Debates
- Contato com o Código de Trânsito Brasileiro
- Ilustração de textos
- Histórias em quadrinhos
- Trabalho em grupos
- Seminário

RECURSOS DIDÁTICOS E HUMANOS

- Papel sulfite
- CDs
- Aparelho de som
- TV
- DVD
- Tintas guache
- Amorim e/ou TNT
- EVA
- Papel pardo
- Isopor
- Placas de sinalização (em miniaturas)
- Vestes para as dramatizações
- Código de Trânsito Brasileiro
- Textos informativos
- Jornais, revistas
- Lápis de cor
- Tesouras
- Cola
- Quadro-Giz
- Cartolinas
- Pincéis
- Educandos
- Mediadores e multiplicadores
- Polícia militar
- Corpo de Bombeiros
- CIRETRAN(local)

AVALIAÇÃO

A avaliação será diagnóstica, contínua e flexiva. Observando a participação, a assiduidade, interesse, envolvimento e aquisição de conhecimento dos educandos e comunidade em geral no decorrer das palestras e atividades propostas durante a realização do projeto e consequentemente na sua vida prática cotidiana.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Código Nacional de Trânsito Brasileiro – Edição atualizada. Editora Gráfica
Daliana Ltda.Contagem – MG.

PEREIRA, Otaviano. O que é moral? São Paulo; Brasiliense,1998.

Projeto Rumo à Escola.Ministério da Justiça. Tema:1- Ir e vir: direito de todos. Rumo à
Escola. Brasília, DF.

RADESPIEL, Maria.Alfabetização sem segredos:Eventos Escolares. Contagem-
MG. Editora IEMAR,1999.

Revista Detrânsito – DETRAN – PR. Novembro de 1995.

RODRIGUES, Juciara. Rumo à Escola. Brasília. Ministério da Justiça. DETRAN – UNESCO, 2002.

BARBOSA, Mauro Moro. Desafios da Educação de Trânsito. PCNs

O DIA QUE NÃO TERMINOU - DETONAUTAS

Me sinto tão estranho aqui,
Que mal posso me mexer irmão,
No meio dessa confusão
Não consigo encontrar ninguém
Onde foi que você se meteu então?
To tentando te encontrar,
To tentando me entender,
As coisas são assim...

Meus olhos grandes de medo revelam a solução...
Meu coração tem segredos que movem a solidão, a solidão...

Me sinto tão estranho aqui
Diferente de você irmão,
A sua falta de instrução.
Não pareço com ninguém, sei lá,
Pois eu sei que nós temos o mesmo destino então.
To tentando me encontrar,
To tentando me conter,
Por que está tudo assim?

Meus olhos grandes de medo revelam a solução, a solução...
Meu coração tem segredos que movem a solidão, a solidão...

Quem de nós vai insistir e não
Se entregar sem resistir então,
Já não há pra onde ir
Se entregar à solidão irmão...

DICAS

MULTAS DE NATUREZA GRAVÍSSIMA:

AVANÇO DE SEMÁFORO –(Artigo 208)

TRANSPORTAR CRIANÇA MEMOR DE 12 ANOS NO BANCO DA FRENTE DOS AUTOMÓVEIS
(Artigos 64 e 168)

DIRIGIR SEM HABILITAÇÃO (Artigo 162)

DIRIGIR EMBRIAGADO (Artigos 165 e 277)

ESTACIONAR EM LOCAL PROIBIDO (Artigo 181)

EXCESSO DE VELOCIDADE (Artigo 218)

NÃO DAR PREFERÊNCIA AO PEDESTRE NA FAIXA (Artigo 214)

“PEGAS”,”RACHAS” OU MANOBRAS PERIGOSAS (Artigos 173 a 175)

RETORNO PROIBIDO (Artigo 206)

TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM VEÍCULOS DE CARGA (Artigo 230)


MULTAS DE NATUREZA GRAVE

COLOCAR EM RISCO A SEGURALÇA DO CICLISTA (Artigo 201)

ESTACIONAR SOBRE A CALÇADA (Artigo 181)

NÃO DAR SETA (Artigo 196)

NÃO MANTER A DISTÂNCIA MÍNIMA DE SEGURANÇA LATERAL E FRONTAL (Art.192)

NÃO SINALIZAR A VIA (Artigo 225)

OMITIR SOCORRO (Artigo 177)

ULTRAPASSAR PELO ACOSTAMENTO (Artigo 202)

NÃO USAR O CINTO DE SEGURANÇA (Artigo167)


MÚSICA: CLIMA DE RODEIO
PARÓDIA:CLIMA NO TRÂNSITO

Com o trânsito do mundo inteiro
o país se integrou
alegria do mundo inteiro
todo mundo acreditou
semáforo ligado,
uma faixa de pedestre,
faço uma oração,
de Deus quero proteção.

No vermelho pare!
No amarelo atenção!
No verde siga em frente.
com prudência e paz no coração.

Celular ao volante é proibido
Nem todos aceitaram
seja consciente meu amigo
foi com a sinalização que o trânsito se ajeitou
Um semáforo ligado,
Uma faixa de pedestre
Faço uma oração
Pedindo a Deus muita proteção!
Aluna :KLÉCIA ALVES DE SOUZA. 9ºANO “B”
Mediadora: Luzenita da Cunha Silva Aquino.

MÚSICA:
PARÓDIA: DIZ QUE EU POSSO IR

Diz pra eu ficar cega, surda,
faz cara de mistério
deixa a bebida, eu tô falando sério
depois de beber, não pode dirigir
por que não me deixa com você ir?

Depois da bebedeira você está de mal a pior
Eu dirijo pra você, que será bem melhor.
Se você quiser ser um motorista legal
Te ensinarei ser um motorista profissional.
Desrespeitar as leis é uma cilada
Seja cidadão e mais nada

Uh...uh...uh...Eu quero ver você bem, como eu quero...
Uh...uh...uh...Eu quero ver você bem, como eu quero.

Avançando o sinal você está de mal a pior
Respeite o sinal vermelho que vai ser bem melhor

Uh...uh...uh...Eu quero ver você bem, como eu quero...
Uh...uh...uh...Eu quero ver você bem, como eu quero.

Alunos: THAUANY, THEYSLLANE
e WEDVON JÚNIOR 9° ANO “A”

O TRÂNSITO

As leis de trânsito, temos que respeitar,
Para evitar acidentes,
Poupar inocentes,
Temos que nos conscientizar.

O trânsito não é lugar para extravasar
Emoções, adrenalina...
Muito menos competir
Pois isso pode levá-lo a colidir.

Trânsito, volante, não combinam com celular
Pois essa imprudência
Pode levá-lo a acidentar
E demonstra sua falta de consciência.

Provocando violência e dor
Limitando movimentos
E mostrando grande falta de amor
Destruindo sonhos e sentimentos.

Alunas: ANA CLÁUDIA E IONE - 9º ANO “A”
Profª Luzenita da Cunha Silva Aquino


Paródia:É PRECISO ATENÇÃO
Música: É PRECISO SABER VIVER

Quem espera que a vida seja feita de ilusão,
Pode até estar maluco ou morrer na contra-mão!
É preciso ter cuidado, pra nas curvas não bater
É preciso ter atenção.
Todas as placas no caminho, você deve obedecer
Se os sinais e as placas existem, você pode escolher

É preciso ter atenção, é preciso ter atenção,
É preciso ter atenção, ter atenção...

Quem espera que a vida seja feita de ilusão,
Pode até estar maluco ou morrer na contra-mão!
É preciso ter cuidado, pra nas curvas não bater
É preciso ter atenção.
Todas as placas no caminho, você deve obedecer
Se os sinais e as placas existem, você pode escolher
É preciso ter atenção, é preciso ter atenção,
É preciso ter atenção, ter atenção

Alunas: EDILENE E MARCILENE - 9º ANO “A
Música: Era uma vez – Sandy & Júnior
Paródia: Era uma vez

Era uma vez, um carrinho no meio da estrada,
vazando gasolina e cheiro de pneu queimado.
Era uma vez, a prudência contra a irresponsabilidade,
uma mostrando pra outra
quem tem mais amor de verdade.

Pra gente dirigir, tem que ser
completamente habilitado,
esquecer as fantasias.
E ter muita responsabilidade!
Pra gente dirigir tem ter
o carro sempre arrumado,
um carro de verdade!

Uma história de um carro
que quebrava todo dia,
só quem sabe, quem andou nele um dia.


Alunas: ANGÉLICA, CLEANE E MAISA – 9º ANO “B”
Profª Luzenita da Cunha Silva Aquino


UMA CURVA NA VIDA

Há uma curva chamada fracasso,
Um trevo chamado confusão,
Quebra molas chamados amigos
Faróis de advertência chamado família
E pneus furados chamados empregos.

Mas de você tiver...

Um estepe chamado determinação;
Um motor chamado perseverança;
Um seguro chamado fé;
E um motorista chamado JESUS,
Você chegará a um lugar chamado SUCESSO.


ACRÓSTICO

Transmitem essa idéia
Ruas e avenidas são lugares para a locomoção de
Amigos, de estarem juntos, alegres, vivos...
Não feridos ou mortos. Por isso
Sua vida depende
Infelizmente de pessoas que
Tratam a vida de
Outras pessoas como um jogo.


POESIA: O TÂNSITO EM MINHA CIDADE

O trânsito em minha cidade
não é muito movimentado
mas mesmo assim
já teve gente atropelado.

Trânsito, está no ar,
Trânsito é paixão.
No trânsito, deve ter cuidado,
Todo cidadão.

O trânsito em Trombas
Não é muito movimentado
Se não tomar cuidado
Qualquer um pode ser atropelado.

Ao atravessarmos a rua
Devemos olhar para os lados,
Se não formos prudentes
Poderemos ser atropelados.

Aluna: Dannielle Honório Laurindo - 7º ano “C”
Professora: Antônia de Carvalho Santos


Poesia: TRABALHO NO TRÂNSITO

No trânsito tem calor,
O trânsito não tem fim.
No trânsito tem amor,
Com cuidado, o trânsito é como um jardim.

O trânsito tem vento
Trânsito em todo lugar
No trânsito tem calor...
Humano e muito amor.

O trânsito tem vida,
No trânsito tem amor.
No trânsito tem sonhos
E muita cor.

Aluno:W EMERSON Rônnolt Lopes da Cunha - 7º Ano “C”
Profª: Antônia de Carvalho Santos.



O TRÂNSITO EM MINHA CIDADE

Em Trombas , as ruas
Não são tão movimentadas.
Mas por falta de atenção
As pessoas são acidentadas.

Pedestre, meu amigo,
Eu vou te falar:
Preste muita atenção,
Quando a rua for atravessar.

No nosso trânsito
Não quero violência
Só quero paz
Na minha consciência.

Aluna: Fabiana Alves - 7º Ano “C”
Profª: Antônia de Carvalho Santos.


O TRÂNSITO

Trombas é uma cidade tranqüila,
não é muito perigosa.
Mas têm pessoas que não respeitam as leis de trânsito,
Por isso acontecem alguns acidentes.
É bom tomar cuidado,
Senão será atropelado.
No semáforo, o vermelho é para parar,
O amarelo, é atenção
E o verde, prossiga, vá em frente!

Aluno: Jairo Alves da Cruz. – 7º Ano “C”
Profª: Antônia de Carvalho Santos


NA MINHA CIDADE

Lá na minha cidade
o trânsito é muito movimentado.
Aqui em Trombas nem tanto,
Mas tem que tomar cuidado.

Não quero tumútuo no trânsito,
Não quero violência,
Só quero paz
E muita consciência.

Aluna: Mailda - 7º Ano “C”
Profª: Antonia de Carvalho Santos.


REP DO SINAL

Atravessar a rua é super legal,
Mas não esqueça
De olhar o sinal.
O pedestre, meu amigo
Tem um sinal diferente,
É ele quem cuida
da segurança da gente.
Com o sinal verdinho,
você pode atravessar.
Mas, se estiver vermelho,
é hora de parar.
Ao descer do ônibus,
espere para atravessar.
Só coloque o pé na rua,
depois que ele passar.
No semáforo é assim:
amarelo atenção,
vermelho, é pra parar,
verde é só seguir.
É fácil decorar.
Quem não respeitar o guarda,
prova que não é sabido.
Atrás daquela farda
tem sempre um bom amigo!
Bicicleta no meio da rua,
é mesmo de amargar.
Ande perto do meio-fio,
pra você não se estrepar!

Aluna: Brenda Ferreira Elias. – 7º A no “C”
Profª Antonia de Carvalho Santos.

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